Peliano costuma brincar que a poes-ia e foram os poetas que a trouxeram de volta! Uma de suas invenções mais ricas é conseguir por em palavras lirismos maravilhosos, aqueles que percebemos de repente e temos a impressão que não vamos conseguir exprimi-los. Exemplos: de Manoel de Barros -"Deixamos Bernardo de manhã em sua sepultura. De tarde o deserto já estava em nós"; de Ernesto Sabato - "Sólo quienes sean capaces de encarnar la utopía serán aptos para ... recuperar cuanto de humanidad hayamos perdido"; de Thiago de Mello - "Faz escuro mas eu canto"; de Helen Keller - "Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar"; de Millôr Fernandes - "Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus". É como teria exclamado Michelangelo que não fora ele quem esculpiu Davi, pois este já estava pronto dentro da pedra, Michelangelo apenas tirara-o de lá. Então, para Peliano, o lirismo é quando nos abraça o mundo fora de nós, cochicha seu mistério em nossos ouvidos e o pegamos com as mãos da poesia em seus muitos dedos de expressão.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Augusto Meyer






Realejo
... e esse realejo
como range, alegre,
mói minha alma leve
como a luz do céu...
Dançam figurinhas
sobre a caixa, lindas
como um brinquedinho...
... gira, gira
como os dançarinos,
a minha alma leve
como os brotos novos,
como a igreja nova...
Bimbalhar de sinos,
bimbalhar sonoro,
moças tagarelas,
(quanta namorada!)
campos de cevada...
... realejo alegre,
toda a primavera,
delirantemente,
reza, canta, reza,
canta a missa verde...

 Chaminé


A chaminé sobe com seu imenso pesadelo de fumaça,
enovelada em penacho que rola e espirala,
a chaminé vermelha sobre a arquejante forja da usina,
enquanto a chuva bate o seu rufo inocente
sobre as relhas de zinco,
sobre as casas baixas, mansamente.
Cha-mi-né.
Torre nova de uma igreja sem fé,
como um canhão monstruoso de tijolos,
vomita, ameaça,
pragueja dia e noite a praga imensa da fumaça...
Tapando a torre da catedral,
sonhando ao longe um sonho de rapina,
imensamente — sobe a chaminé,


Gaita


Eu não tinha mais palavras,
Vida minha,
Palavras de bem-querer;
Eu tinha um campo de mágoas,
Vida minha,
Para colher.

Eu era uma sombra longa,
Vida minha,
Sem cantigas de embalar;
Tu passavas, tu sorrias,
Vida minha,
Sem me olhar.

Vida minha, tem pena,
Tem pena da minha vida!
Eu bem sei que vou passando
Como a tua sombra longa;
Eu bem sei que vou sonhar
Sem colher a tua vida,
Vida minha,
Sem ter mãos para acenar,
Eu bem sei que vais levando
Toda, toda a minha vida,
Vida minha, e o meu orgulho
Não tem voz para chamar

Querência

Paisagem longa, na ondulação das coxilhas longas...
Debruns de caponetes...
Longes...
Oh! linhas suaves, como se houvesse
em cada coxilha uma saudade do chão
e alvos capões de nuvens muito brancas
na pampa azul de um infinito azul...

2 comentários:

  1. Uma pena esse "Notável e talentoso poeta não ter o reconhecimento - Nacional - que merece, muitos formados em letras não o conhece, é pouco divulgado nas faculdades...!?

    ResponderExcluir
  2. Sim,estou conhecendo agora esse autor, através de sua obra sobre Machado de Assis (ensaios).Simplesmente encantada com a sua escrita e me perguntando também porque não teve o merecido reconhecimento nacional. E agora, lendo seus poemas, mais encantada ainda. Sem dúvida quero conhecer muito mais de sua obra. Seus poemas são belíssimos. Bem, diante do que estou descobrindo, todo elogio é pouco...

    ResponderExcluir